sexta-feira, 13 de junho de 2014

Projeto de Língua Portuguesa trabalha a prosa poética.

A professora Monalise trabalhou com os alunos dos 6° anos a prosa poética. Foram duas semanas de oficinas de elaboração e produção de textos em forma de prosa poética. De acordo com a professora, os alunos participaram com muito interesse. Além dos textos, os alunos também elaboraram ilustrações. Confira o texto da aluna Bianca de Mendonça, do 6° ano matutino:

João e seu cavalo Cavalgante...

No ano de 1940, na cidade de São João, havia um menino chamado João. Diziam que ele era bonitão, lindão e tinha educação.
João cavalgava no cavalgo de seu cavalo chamado Cavalgante. Eles cavalgavam pelas estradas e sem querer cavalgar, pois queriam cavalgar mesmo nas estrelas, estrelas da noite, noite de luar.
Certo dia, cavalgando pela estrada, João olhou para o céu e viu um pássaro, o Azulão. Azulão os seguiu.
João no seu pensamento:
- Quero cavalgar nas estrelas, estrelas da noite, noite de luar!
Cavalgando ainda mais pela estrada, João encontrou uma laranjeira. Laranjeira bonita, bonita de frutos, frutos para se alimentar.
João comeu, comeu tanto que pensou:
- Vamos cavalgar, para outra árvore encontrar, para descansar......
Cavalgaram até anoitecer, de repente, encontraram uma árvore e resolveram parar e descansar, para o outro dia enfrentar.
Dormindo, João sonhou que cavalgava pelas estrelas. Estrelas da noite. Noite de luar.
João acordou bem cedo, com o dia por ainda raiar, pois dizem na cidade que “quem cedo madruga, Deus ajuda”. Contente, João contou para Azulão:
- Fui cavalgar pelas estrelas. Estrelas da noite. Noite de luar.
João, Azulão e Cavalgante, cavalgaram ainda mais. Certa hora, João olhou para o céu e viu um bando de azulões. Azulão sorriu e foi embora. João ficou com um aperto no coração. Era tanta a emoção que era do tamanho do sertão.
João e Cavalgante, continuaram a cavalgar mas João disse:
- Vamos cavalgar, pois um dia iremos encontrar um lugar, com uma linda noite de luar para continuar!


Bianca de Mendonça – aluna do 6° ano matutino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário