sexta-feira, 25 de outubro de 2013

PROJETO “SALADA GREGA”

A alimentação saudável é fundamental para todos, em especial as crianças e adolescentes em fase de crescimento. E já que alimentação saudável é fundamental, que tal unir o útil ao agradável? Foi assim que as professoras Sieglinde e Jucélia, em colaboração com a Assistente Fabiana, elaboraram o Projeto ‘Salada Grega”.
A culinária da região do Mediterrâneo, em especial a grega, é uma das mais saudáveis do mundo. Para iniciar o projeto, as professoras e a assistente reuniram os alunos do 1° e 3° anos para uma aula de geografia, com o objetivo de conhecerem um pouco sobre a Grécia e comparar com o Brasil. Os alunos aprenderam sobre o clima, relevo, agricultura, hábitos e tradições culturais alimentares dos gregos. Os alunos ficaram admirados em saber que na Grécia existe o hábito de comer queijo de ovelha, e não queijo de leite de vaca como aqui no Brasil. No segundo dia do projeto, aprenderam a receita da salada grega e sua estrutura como gênero textual. As professoras elaboraram cópias da receita, leram e fizeram as intervenções necessárias a fim de tirar possíveis dúvidas das crianças. Em seguida, reuniram-se no pátio da escola para aprender na prática a receita e degustaram a salada com pão. Nesse momento também aprenderam sobre hábitos de higiene durante a preparação dos alimentos e também de sempre que forem a cozinha, pedir ajuda para um adulto a fim de evitar possíveis acidentes com facas, fogo e objetos cortantes.

No terceiro dia do projeto, os alunos do 3° ano ensinaram o jogo “Salada Grega” do Projeto Menteinovadora aos alunos do 1° ano. Todos participaram com muita empolgação. No dia 19 de outubro, sábado, este projeto foi apresentado na Unidavi durante o Seminário do PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa.











  

Nenhum comentário:

Postar um comentário