terça-feira, 16 de março de 2010

Dicas para usar a Sala de Tecnologias

Está em dúvida ainda em como utilizar as salas de tecnologias com seus alunos?
Tente seguir estas dicas:
Visite a sala de informática, utilize os computadores, participe da aula de outros professores para se familiarizar com o ambiente.


Nas primeiras vezes prepare aulas simples, com atividades curtas e objetivas.Tenha o objetivo bem claro do que você quer e o que os alunos devem fazer.
Planeje bem o tempo das atividades para que todos consigam finalizar as tarefas e para que não sobre tempo para brincadeiras.
Estabeleça o tempo de uso do computador para cada aluno para que todos tenham sempre o mesmo tempo no computador.
Tenha em mãos sempre um segundo ou até terceiro planejamento, caso algo não sai como o esperado você já saberá o que fazer.
Não vá para a sala de informática antes de estabelecer com os alunos algumas regras de procedimento e uso dos computadores. O Orientador da sala informatizada está la para auxiliar o professor no andamento das atividades e não para elaborar as atividades.

Dicas de sites: Turma da Mônica, Atividades Educativas, Eduk (idéias de projetos, de aulas e de atividades), Ecokids, Origami Club (video que ensina a montar diversas tipos de dobraduras), Oficina da Alma (na aula de artes pode-se estudar sobre mandalas e cria-las online), e não poderia faltar o site do MEC que traz planosde aula utilizando os computadores, dicas de atividades e sites.

(retirado do Blog do NTE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário