Dizem que os brasileiros não gostam de ler. Isso não é verdade. Tenho observado na nossa escola que a partir do momento que apresentamos o mundo dos livros, os nossos alunos ficam encantados. Desde 2008, temos em nossa escola um projeto de leitura. O projeto contempla todos os alunos matriculados da escola, sempre respeitando a faixa etária de cada turma. No primeiro ano, como ainda são muito pequenos e ainda estão “engatinhando” no mundo das letras, todas as quintas-feiras, temos a “hora da história”, onde os pequenos são surpreendidos com histórias infantis ricas em detalhes. No término da história, eles tem a oportunidade de fazer um desenho mostrando o que eles entenderam e o que mais gostaram. Nas turmas de segunda e terceiras séries, os alunos contam com dois momentos. Nas sextas-feiras, os alunos levam livros para casa, e fazem a devolução nas segundas-feiras. O segundo momento é a “hora da leitura” onde os alunos se dirigem a biblioteca da escola, escolhem livros do interesse deles e fazem uma leitura silenciosa, ou muitas vezes, acabam lendo para os seus colegas de classe. Muitos acabam por levar algum exemplar para casa para lerem como atividade extra-classe.
Os alunos da quarta série também são beneficiados. Nas sextas-feiras, eles se dirigem a biblioteca para escolherem livros para ler como “atividade extra-classe”, porém, muitos já estão tão acostumados com a prática da leitura, que fazem isso como uma forma de lazer, e não como uma “mera obrigação”.
Os alunos das quintas e sextas séries adquirem livros, trazem para a classe onde a professora de língua portuguesa destina uma aula por semana para fazerem aula de leitura. No final do ano letivo, estes exemplares serão doados a biblioteca da escola a fim de reforçar os exemplares existentes. Já os alunos das sétimas e oitavas séries fazem empréstimo de livros nas segundas ou quartas. Os alunos procuram a biblioteca da escola, fazem empréstimo de um livro de acordo com a preferência deles e nos dias de aula de Língua Portuguesa, os alunos podem fazer renovação do empréstimo ou fazer a troca dos livros. Após a conclusão da leitura, os alunos fazem um trabalho de análise e interpretação das obras, sempre com a supervisão da professora Dirce.
O hábito da leitura só traz benefício aos educandos. Além de ser uma forma de lazer, ele estimula o conhecimento por coisas novas, melhora o vocabulário e até mesmo a forma de se expressar. A leitura nos transporta para um mundo mágico. E não só na escola o hábito da leitura pode ser estimulado. Em casa os próprios familiares podem fazer com que seus filhos gostem de ler. Não precisa de muito dinheiro para isso. Lembro-me que na minha infância, meus pais não tinham condições financeiras para comprar livros e revistas. A solução encontrada pelo meu pai foi pedir livros, revistas, gibis emprestados dos vizinhos e amigos para que eu e meus irmãos tivéssemos algo para ler em casa. Isso mais tarde se refletiu na escola, pois a cada semana eu visitava a biblioteca da escola para fazer empréstimo de livros. Li de tudo, desde histórias clássicas infantis até Machado de Assis, José de Alencar, Guy de Maupassant, entre outros. Ler é uma forma de apreendermos o mundo.
Por Fabiana Alves Gouveia - Técnica Pedagógica
ok
ResponderExcluir