segunda-feira, 29 de março de 2010

Projeto Educação Preventiva

A E.E.B Willy Hering estará participando de um curso de capacitação para atuar no Projeto de Educação Preventiva. O curso será ministrado pelo Núcleo de Educação Preventiva (NEAP) no dia 06 de abril, das 08:00 às 16:30 horas no ginásio da E.E.B. Mario Nardelli, em Rio do Oeste. O objetivo é preparar jovens do Ensino Médio para atuarem como “multiplicadores”, ou seja, repassarem aos demais alunos da escola os conhecimentos adquiridos nas áreas de saúde e prevenção, como AIDS, DST´S entre outros assuntos. Os alunos do Ensino Médio interessados em fazer o curso e para participar da equipe de multiplicadores já fizeram uma pré inscrição com a Professora Neuza Girardi. Na próxima terça-feira, dia 23 terá uma reunião na Gered para serem tratados assuntos referentes a capacitação. Esperamos que o projeto seja um sucesso!

Professora Fabiana.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Obras mais disputadas do mês de março no Willy Hering

Quinta a oitava série:
1 – O anjo de Saffy – Hilary Mckay
2 – A estrela de índigo – Hilary Mckay
3 – Soul love: a noite o céu é perfeito.
4 – Garotas são de saturno, garotos são de júpiter.
5 – Socorro, minha vida está um caos! – Frank McGinty
6 – Sucesso! Eu vou chegar lá. – Frank McGinty
7 – O que eu faço da vida!
8 – Cuidado, garotas apaixonadas : Nanda.
9 – Cuidado, garotas apaixonadas: Tina.
10 – O casamento da mãe do João.

Segunda série:
1 – As flores da primavera – Ziraldo
2 – A casinha pequenina – Ziraldo
3 – A Bela e a Fera.
4 – Os 3 porquinhos.
5 – O ursinho Puff.

Terceira e quarta série:
1 – Histórias para ler com a família.
2 – Fábulas de Honestidade.
3 – Desperdício não!
4 – Monstros no paiol.
5 – Um amigo especial.

terça-feira, 23 de março de 2010

A inclusão que ensina

Uma escola pode ser considerada inclusiva, quando não faz distinção entre seres humanos, não seleciona ou diferencia com base em julgamentos de valores como “perfeitos e não perfeitos”, “normais e anormais”.
É aquela que proporciona uma educação voltada para todos, de forma que qualquer aluno que dela faça parte, independente deste ser ou não portador de necessidades especiais, tenha condição de conhecer, aprender, viver e ser, num ambiente livre de preconceitos que estimule suas potencialidades e a formação de uma consciência crítica.
Inclusão não pode significar adequação ou normatização, tendo em vista um encaixar de alunos numa maioria considerada “privilegiada”, mas uma conduta que possibilitasse o “fazer parte”, um conviver que respeitasse as diferenças e não tentasse anulá-las. A escola inclusiva deve ser aberta, eficiente, democrática, solidária e, com certeza, sua prática traz vários benefícios.
Nossa escola está passando por uma adaptação social junto a toda comunidade escolar, esse processo é evolutivo e contamos com sua participação.


Daiana Gabriela de Moraes
Segunda Professora

segunda-feira, 22 de março de 2010

Resultado da Reunião

No dia 18/03/2010 aconteceu na EEB. Willy Hering a Iª reunião de Pais e Professores do ano letivo de 2010.Cento e vinte pais compareceram a reunião. Cada professor fez sua apresentação. Foi aprovado o PPP 2010 e realizada a eleição da APP.Avisos gerais foram repassados.

Parabéns e obrigada a todos que participaram.

Att, Regina Céli Martins.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Hábito pela Leitura

Dizem que os brasileiros não gostam de ler. Isso não é verdade. Tenho observado na nossa escola que a partir do momento que apresentamos o mundo dos livros, os nossos alunos ficam encantados. Desde 2008, temos em nossa escola um projeto de leitura. O projeto contempla todos os alunos matriculados da escola, sempre respeitando a faixa etária de cada turma. No primeiro ano, como ainda são muito pequenos e ainda estão “engatinhando” no mundo das letras, todas as quintas-feiras, temos a “hora da história”, onde os pequenos são surpreendidos com histórias infantis ricas em detalhes. No término da história, eles tem a oportunidade de fazer um desenho mostrando o que eles entenderam e o que mais gostaram. Nas turmas de segunda e terceiras séries, os alunos contam com dois momentos. Nas sextas-feiras, os alunos levam livros para casa, e fazem a devolução nas segundas-feiras. O segundo momento é a “hora da leitura” onde os alunos se dirigem a biblioteca da escola, escolhem livros do interesse deles e fazem uma leitura silenciosa, ou muitas vezes, acabam lendo para os seus colegas de classe. Muitos acabam por levar algum exemplar para casa para lerem como atividade extra-classe.
Os alunos da quarta série também são beneficiados. Nas sextas-feiras, eles se dirigem a biblioteca para escolherem livros para ler como “atividade extra-classe”, porém, muitos já estão tão acostumados com a prática da leitura, que fazem isso como uma forma de lazer, e não como uma “mera obrigação”.
Os alunos das quintas e sextas séries adquirem livros, trazem para a classe onde a professora de língua portuguesa destina uma aula por semana para fazerem aula de leitura. No final do ano letivo, estes exemplares serão doados a biblioteca da escola a fim de reforçar os exemplares existentes. Já os alunos das sétimas e oitavas séries fazem empréstimo de livros nas segundas ou quartas. Os alunos procuram a biblioteca da escola, fazem empréstimo de um livro de acordo com a preferência deles e nos dias de aula de Língua Portuguesa, os alunos podem fazer renovação do empréstimo ou fazer a troca dos livros. Após a conclusão da leitura, os alunos fazem um trabalho de análise e interpretação das obras, sempre com a supervisão da professora Dirce.
O hábito da leitura só traz benefício aos educandos. Além de ser uma forma de lazer, ele estimula o conhecimento por coisas novas, melhora o vocabulário e até mesmo a forma de se expressar. A leitura nos transporta para um mundo mágico. E não só na escola o hábito da leitura pode ser estimulado. Em casa os próprios familiares podem fazer com que seus filhos gostem de ler. Não precisa de muito dinheiro para isso. Lembro-me que na minha infância, meus pais não tinham condições financeiras para comprar livros e revistas. A solução encontrada pelo meu pai foi pedir livros, revistas, gibis emprestados dos vizinhos e amigos para que eu e meus irmãos tivéssemos algo para ler em casa. Isso mais tarde se refletiu na escola, pois a cada semana eu visitava a biblioteca da escola para fazer empréstimo de livros. Li de tudo, desde histórias clássicas infantis até Machado de Assis, José de Alencar, Guy de Maupassant, entre outros. Ler é uma forma de apreendermos o mundo.

Por Fabiana Alves Gouveia - Técnica Pedagógica

quinta-feira, 18 de março de 2010

Reunião de Pais e Professores!



Senhores Pais;

Convidamos a todos para participarem da 1æ reunião de pais e professores do ano letivo de 2010. Será realizada no dia 18/03/2010, com ínicio às 19h30min, nas dependências da EEB. Willy Hering.

Assuntos: Apresentação de professores;
Apresentação do PPP;
Eleição da APP;
Avisos Gerais.

Contamos com a presença de todos.

terça-feira, 16 de março de 2010

Dicas para usar a Sala de Tecnologias

Está em dúvida ainda em como utilizar as salas de tecnologias com seus alunos?
Tente seguir estas dicas:
Visite a sala de informática, utilize os computadores, participe da aula de outros professores para se familiarizar com o ambiente.


Nas primeiras vezes prepare aulas simples, com atividades curtas e objetivas.Tenha o objetivo bem claro do que você quer e o que os alunos devem fazer.
Planeje bem o tempo das atividades para que todos consigam finalizar as tarefas e para que não sobre tempo para brincadeiras.
Estabeleça o tempo de uso do computador para cada aluno para que todos tenham sempre o mesmo tempo no computador.
Tenha em mãos sempre um segundo ou até terceiro planejamento, caso algo não sai como o esperado você já saberá o que fazer.
Não vá para a sala de informática antes de estabelecer com os alunos algumas regras de procedimento e uso dos computadores. O Orientador da sala informatizada está la para auxiliar o professor no andamento das atividades e não para elaborar as atividades.

Dicas de sites: Turma da Mônica, Atividades Educativas, Eduk (idéias de projetos, de aulas e de atividades), Ecokids, Origami Club (video que ensina a montar diversas tipos de dobraduras), Oficina da Alma (na aula de artes pode-se estudar sobre mandalas e cria-las online), e não poderia faltar o site do MEC que traz planosde aula utilizando os computadores, dicas de atividades e sites.

(retirado do Blog do NTE)